terça-feira, 28 de março de 2017

DESENVOLVENDO MAPAS (6º ANO)

      E quando o professor e diz: Hora de elaborarmos mapas pessoal! Tenho consciência de que não é nada fácil para os pequenos do 6º ano, mas nada é tão complicado que não possa ser desenvolvido com calma, ou seja, porque não explicar a importância de "criar" um mapa e mostrar o quanto ele nos pode colaborar quando o precisarmos? Foi assim que foi desenvolvido duas etapas sobre mapas com a turma do 6º ano. Confira como foi a experiência:

     No próprio livro didático é proposto que os alunos desenvolvam o mapa do trajeto de casa para a escola, com o objetivo é fazer com que eles apresentem as suas ideias com relação ao espaço geográfico percorrido para chegar até o local almejado, neste caso, a escola. Então, uma folha em branco é dada para que eles possam rascunhar esse trajeto, e o resultado segue abaixo:


       Apôs a explicação sobre os pontos de referência presentes nas ruas, o trajeto de pessoas e carros, além da noção de posição geográfica, os mapas desenvolvidos dias depois foram mais elaborados, dando uma fisionomia mais real do que eles vivenciam todos os dias.


      Importante ressaltar o quanto a colaboração do professor se faz necessário neste momento, pois para muitos a resistência está presente, sendo necessário uma conquista para que ele (a) possa começar a desenhar um mapa.
       O melhor de todo esse processo, é perceber que o quanto as crianças assimilam as informações ditas pelo professor e de fato conseguem reproduzir da maneira mais real possível.

Profº Will Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário