domingo, 19 de março de 2017

ATIVIDADE PARA O 1º ANO VALENDO 3,0 PONTOS

    Olá pessoal, como foi exposto em sala de aula esta atividade é interativa, ou seja, cada um deverá responder uma pergunta apresentada. A resposta se dará através de um COMENTÁRIO no espaço "Adicionar Comentário". Quando cada um for responder deverá colocar o número da questão, assim, quem o próximo que comentar não poderá responder a mesma questão que um colega já respondeu. Importante ressaltar que ao final de cada comentário não pode esquecer de colocar o nome, pois assim será possível pontuar.


PERÍODO DE EXECUÇÃO: De 19/03 a 24/03

A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO (A partir da PÁG 27)

1) Explique o termo "nefasto" de acordo com o contexto da afirmativa que segue: "No entanto, o processo de exploração do pau-brasil mostrou-se extremamente nefasto". 

2) Observe o mapa apresentado na pág 27 que trata da economia presente no século XVI e responda: Especificamente em João Pessoa, qual produção era mais significativa? Ainda nos dias de hoje você acredita que ainda existe esse tipo de produções nas redondezas da cidade? Justifique sua resposta:

3) Exponha o que os Portugueses tiveram que realizar em meados do século XVI após que o Oriente deixou de oferecer os lucros?

4) De modo geral, qual foi o objetivo da criação das capitanias hereditárias? E qual o objetivo de seus donos?

5) Apresente as outras formas de economia que foram surgindo no decorrer do declínio da cana de açúcar. Exponha a sua resposta escrevendo os exemplos desse processo:

6) Qual a principal evolução aconteceu na atividade criatória a partir do século XVII?

7) Observe o mapa apresentado na pág 29 que trata das atividades econômicas no Brasil no século XVIII e responda corretamente:
a) Quais atividades econômicas aconteciam no Nordeste brasileiro?
b) Observando por onde as vias de transporte, escreva qual região contemplava-se com mais rotas e quais cidades possuíam mais destaques nessa trajetória?

8) Relacione o extrativismo acontecido na Região Norte no século XVIII com os dias atuais. Você pode expor com relação às práticas e/ou a sua intensidade:

9) O café a partir da segunda metade do século XIX foi o principal responsável pelas transformações econômicas, sociais e políticas ocorridas no Brasil. Cite quatro benefícios que o mesmo proporcionou ao nosso país nesta época:

10) Na pág 31 mostra-se o mapa referente a Região de extração da borracha no século XIX. Comparando-o com o mapa da pág 29 referente as atividades econômicas no Brasil no século XVIII relate qual semelhança acontece entre eles:

11) A partir de qual século o Brasil a ter as dimensões territórios possuem nos dias atuais? Isso decorreu a partir de qual fato histórico?

12) Do que se tratou a Zona Econômica Exclusiva? 

13) O espaço geográfico brasileiro foi se constituindo tendo como base as atividades econômicas. Descreva como iniciou essa reorganização urbana, além como o que foi surgindo a partir de seu desenvolvimento:

14) Explique o termo "interiorização do povoamento" na afirmativa que segue: "Essas diferentes formas de ocupação e suas dinâmicas determinaram as dimensões territoriais do Brasil, servindo de apoio à interiorização do povoamento".

CARTOGRAFIA I (A partir da PÁG 35)

15) O texto inicia informando que a Cartografia é uma ciência, mas não está correto! Ela é uma técnica que faz parte da ciência "Geografia", ou seja, por meio dela podemos compreender espaços territoriais através dos mapas. Com relação aos mapas, escreva por qual foi o principal motivo de seus surgimento:

16) Descreva sobre o mapa mais antigo já descoberto pela humanidade:

17) Na pág 35 são apresentados três mapas. Exponha a diferença entre eles, ou seja, o que cada um representa:

18) Relate as características presentes na teoria geocêntrica:

19) Relate as características presentes na teoria heliocêntrica:

20) Os gregos antigos chegaram a constatação que a forma da Terra era redonda a partir de algumas observações. Descreve-as:

21) Qual foi o principal objetivo da criação das coordenadas geográficas?

22) Qual é o nome do principal paralelo? Como ele divide o mundo? E qual é o seu limite em graus?

23) Observando o mapa do Brasil apresentado na pág 38 que se refere as latitudes, escreva o nome dos Estados no qual a Linha do Equador transpassa e em seguida descreva o que consequentemente ele proporciona nessas localidades. Obs: A resposta tem haver com clima.

24) Além das latitudes, o globo terrestre é composto por longitudes. Se as latitudes são calculadas a partir dos paralelos, as longitudes são calculadas a partir de quais linhas?

25) Observe o mapa mundi apresentado na página 39 e escreva todos os elementos ele é composto:


Bons Estudos!

15 comentários:

  1. Fico no aguardo das respostas pessoal! Bons Estudos!

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  2. Número 1: o processo de exploração do pau-brasil mostrou-se extremamente nefasto. Além de não estimular a ocupação efetiva do território, acarretou rápida devastação dessa riqueza. Ana Luiza

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  3. 6-A questão chegou a ser tratada pelas autoridades metropolitanas, que estabeleceram um decreto que proibia a realização de qualquer atividade pecuarista nas regiões litorâneas do Brasil. A medida, apesar de seu caráter visivelmente restritivo, acabou impulsionando a criação de gado no interior do território de forma extensiva com o uso de pastagens naturais. HELENA LAURA

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  4. Questão 4 - Foi um sistema de administração territorial criado pelo rei de Portugal, D. João III, em 1534, com o objetivo de colonizar o Brasil, evitando assim invasões estrangeiras. Ganharam o nome de Capitanias Hereditárias, pois eram transmitidas de pai para filho. Esse sistema consistia em dividir o território brasileiro em grandes faixas e entregar a administração para particulares.

    Eduarda Andrade

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  5. Resposta 18: A teoria geocêntrica considerava a Terra como centro do Universo. Assim, o Sol, a Lua e os outros corpos apenas giravam ao seu redor. Essa teoria foi concebida pelo astrônomo Ptolomeu nos primeiros anos da era cristã e adotada pela Igreja Católica como uma forma de demonstrar a preocupação de Deus com o homem e com a humanidade.

    Giovanna Gabriely

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  6. Este comentário foi removido pelo autor.

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  7. Questão 2 - A cana de açúcar.
    Justificativa - Não, porque hoje, João Pessoa é uma cidade urbana e, existem mais fábricas que produzem outros produtos e não existem muitas áreas rurais

    Jonathan David

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  8. Questão 3- O fato levou os governantes portugueses a se decidirem pelo aproveitamento das terras do Brasil, cultivando algum produto que alcançasse grande valor no mercado europeu, e o produto escolhido foi o açúcar.
    Fabiana Franco

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  9. Questão 19-Essa teoria afirmava que a Terra executa um movimento em torno de seu próprio eixo e,além disso,realiza um movimento em conjunto com outros planetas em torno do Sol,que constitui o centro do Sistema Solar.Foi estruturada por Nicolau Copérnico,astrônomo de origem polonesa.

    Anilayne Azevedo

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  10. Questão 9- ocorreu o que podemos chamar de surto industrial no Brasil, pois foram inauguradas no Brasil 70 fábricas que produziam chapéus, sabão, tecidos de algodão e cerveja, artigos que até então vinham do exterior. Além disso, foram fundados 14 bancos, três caixas econômicas, 20 companhias de navegação a vapor, 23 companhias de seguro, oito estradas de ferro. Criaram-se, ainda, empresas de mineração, transporte urbano, gás, etc. Vitória

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  11. 1°mapa-mapa rupestre,representa a organização social do povo que ali vivia(assim,o mapa não é e nunca foi apenas um desenho,mais um conjunto de informações visuais que indicam localizações,caminhos e etc.)2°mapa-Ga-Sur,um dos mais antigos de que se tem notícias,foi feito na mesopotâmia em 2500 a.C,buscava representar os principais rios da região,especialmente o Eufrates,e o território nas proximidades.3°mapa-Zheng He,Como um roteiro,documenta uma longa expedição da frota Imperial.Depois seria usado por outros navegantes chineses para se orientarem nas viagens a serviço do imperador.
    Naely.

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  12. 24-são calculadas a partir dos meridianos que são linhas verticais imaginárias que formam semicircunferências no globo,os quais ligam os polos norte e sul.

    Kamily de lima

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  13. 12- De acordo com a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do mar,os países costeiros tem direito a declarar uma Zona Econômica Exclusiva de espaço marinho para além das suas águas territoriais, na qual tem prerrogativas na utilização dos recursos, tanto vivos comi não - vivos
    Flora

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  14. Questão 16- O mapa de Ga-Sur na Mesopotâmia em 2500 a.C. Ele buscava reapresentar os principais rios da região, especialmente o Eufrates, e o território nas proximidade. Trata-se de uma pequena placa feita de barro, com representações sulcadas e esculpidas.
    -Cinthia Thayse

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  15. 21- Identificar os meridianos e os paralelos através deles é possível estabelecer localizações precisas em qualquer ponto do planeta.

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